Programa Psicoeducativo

Considerada uma prioridade de saúde pública no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as demências, muitas vezes, deixam de ser diagnosticadas ou são identificadas tardiamente. A falta de informação e a confusão dos sintomas iniciais da Doença de Alzheimer com características do envelhecimento contribuem para ausência de tratamento ou tratamentos tardios, comprovadamente menos eficazes.

Com vistas a contribuir com a desmistificação da Doença de Alzheimer e oferecer informação à população, a ABRAz desenvolveu um programa educativo que foi um sucesso de satisfação e aprendizado em comunidade de baixa renda na cidade de São Paulo.

O programa, com 10h30min de duração, oferece 5 módulos compostos por aulas teóricas sobre Doença de Alzheimer, sintomas, tratamentos, repercussões pessoais, familiares e sociais. Cada módulo conta ainda com atividades educativas que consistem em exercícios para garantia de aprendizado e atividades vivenciais seguidas de discussão que permitem aplicação e consolidação de conteúdo aprendido. O programa conta ainda com um vídeo informativo com uma hora de duração, em que o ator e colaborador da ABRAz Carlos Moreno encena doze personagens que retratam sintomas iniciais típicos da Doença de Alzheimer. As instituições participantes recebem apostilas e os integrantes do grupo psicoeducativo recebem certificado desde que compareçam a todos os encontros.

O programa foi especialmente formulado para atender à solicitação da OMS na propagação de conhecimento de maneira acessível à população, para favorecer a detecção de sintomas iniciais e contribuir para o tratamento precoce da Doença de Alzheimer.

Inscreva sua comunidade ou instituição para receber o Programa Psicoeducativo da ABRAz para favorecer a Detecção precoce da Doença

Pré-requisitos para a inscrição:

  • Espaço físico para receber grupo,

  • Garantia de, no mínimo, 30 inscritos,

  • Equipamento para projeção de slide multimídia e apresentação de vídeo (com som amplificado).

Disponibilidade sujeita a doações e patrocínios.

Padrinhos do Programa Psicoeducativo

Os interessados em patrocinar a realização do Programa Educativo em sua região devem entrar em contato com a ABRAz Nacional e solicitar informações. Podem ser realizadas doações por pessoas físicas ou por empresas interessadas em replicar o programa.

O doador que apadrinhar o projeto poderá acompanhar a realização do programa e seus benefícios.

Avalie esta página: 
Média: 5 (12 votos)