Regional Rôndonia

Localização

Porto Velho - RO
História: 

Fundação da ABRAz Rondônia 10 de dezembro de 2015.

 

 

Fundadores

 

Pedro Augusto Paula do Carmo, Maria de Lurdes da Silva Oliveira, Iglair Regis de Oliveira, Maria José de Miranda, Claire Campitelle Conte, Christopher Rosa, Adriana Augusta Venturelle, Elma Calazans.

 

Histórico

 

Em 01 de outubro de 2015, durante o I Fórum Municipal - Promovendo o Envelhecimento Saudável e Ativo no Contexto da Atenção Primária, foram discutidas proposições para o fortalecimento da saúde do idoso neste nível de atenção a saúde. Considerando que o envelhecimento humano deve ser visto como um estágio natural da vida humana e não meramente relacioná-lo a um quadro patológico.A partir desse pressuposto, e com a presença da presidente nacional da ABRAz, um grupo de profissionais da saúde, composto sobretudo por enfermeiros, mostrou interesse em estender este processo para a doença de Alzheimer, e de que forma poderíamos atender uma demanda até então desconhecida no estado de Rondônia. Tais questionamentos, motivaram os enfermeiros Pedro Augusto do Carmo e Maria de Lurdes, a repensarem as ações que são desenvolvidas anualmente pelo programa municipal de saúde do idoso, e viabilizarem a inclusão no programa, da pessoa e familiar que vivenciam a doença de Alzheimer em seu cotidiano. A partir de então estreitou-se ideias e articulações junto a presidência da ABRAZ nacional para que o Estado de Rondônia, especificamente em sua capital Porto velho, tivesse uma subseção da ABRAz. Reuniões foram realizadas neste contexto, com a participação de profissionais da sáude, da assistência social, e de familiares da pessoa que vive com Alzheimer. Quando então em dezembro de 2015, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária para a fundação da ABRAz Regional Rondônia, bem como a fundação de seu primeiro grupo de apoio social-emocional -familiar.

 

Importância da atuação da Regional para o apoio e esclarecimento sobre a doença de Alzheimer

O Município de Porto Velho, pretende favorecer a inter-relação das ações fortalecedoras de uma qualidade de vida no contexto da pessoa e familiares que vivem com Alzheimer, possibilitando que a sociedade, autoridades e gestores da saúde, da assistência social e educação, sejam sensibilizados no sentido de favorecerem a criação e implementação de politicas públicas voltadas a Doença de Alzheimer.

 

 

Contato: 69 9218-3307

Diretoria: 

Presidente – Enfermeiro Pedro Augusto Paula do Carmo

Vice-Presidente – Enfermeira Maria de Lurdes da Silva Oliveira

Secretário Geral – Enfermeira Iglair Regis de Oliveira

Secretário Adjunto – Jean Monteiro Neves

Tesoureiro Geral – Maria José de Miranda

Tesoureiro Adjunto – Claire Campitelle Conte

Diretor Jurídico – Dr. Laed Alves Silva

Diretor Científico -Dr. Christopher Rosa

Diretor de Publicação- Dra. Adriana Augusta Venturelle

Diretor Divulgação – Enfermeira Geani Rebouças do Canto

Conselho Fiscal – Paulo Mariano Suplentes do 

Conselho Fiscal – Mariza Bulhões e Tânia Maria da Silva