CAPACITAÇÃO EM DEMÊNCIA

ABRAz é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo maior cientificar a sociedade sobre a doença de Alzheimer (diagnóstico, tratamento, informação e educação) congregando profissionais, familiares e cuidadores envolvidos com pessoas que têm doença de Alzheimer.

Esse trabalho assume uma importância ainda maior ao considerarmos que em todo o mundo cerca de 50 milhões de pessoas têm doença de Alzheimer e outras formas de demência e, com o crescente envelhecimento da população, esse número deve aumentar para 152 milhões em 2050, caso estratégias efetivas de redução de risco não forem implementadas.

Há vinte e oito anos, a Associação Brasileira de Alzheimer -ABRAz vem realizando, em todas as regiões do Brasil, eventos científicos, palestras informativas e grupos de apoio para profissionais, familiares e cuidadores que enfrentam uma doença com tão graves repercussões na vida da pessoa com demência e seus familiares.

No momento, não há cura para muitos dos tipos de demência, mas é importante saber que tratamentos, orientações e suporte para os envolvidos estão disponíveis. Nesta perspectiva, a ABRAz realizará um Curso de Capacitação em Demência para os profissionais médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde de municípios de diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de capacitar esses profissionais para a identificação e avaliação das pessoas idosas com suspeita de um quadro demencial.

A ABRAz propõe levar aos profissionais um melhor esclarecimento sobre a demência, diagnóstico precoce e tratamento; promovendo a redução do estigma e propagando a associação como fonte de informação, educação e de apoio aos familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer e outras demências, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de doze municípios, em São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Bahia e Ceará, com apoio da SANDOZ – A Novartis Division.

Participe do Grupo: vivabemuol.abraz.org.br

Rodrigo Rizek Schultz

Neurologista e Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *