O Natal é de todos nós!

Mensagem de Natal e Ano Novo

A palavra natal tem um sentido imediato de nascer, nascimento. Natal relaciona-se a festas e comemorações. Período em que as pessoas se encontram e vivem momentos de alegria e dividem prazeres e conversas. O objetivo é o mesmo para todos, sendo a data mais lembrada ao longo do ano para aqueles que o cultuam.

Há familiares e amigos que passam por esse período sem nenhuma ou com poucas dificuldades físicas ou psicológicas, e outros que se sentem incomodados e mesmo melancólicos, muitos sofrendo de distúrbios mentais ou orgânicos, ou, cada vez mais frequentemente, cuidando de familiares com doenças como o Alzheimer. Sem dúvida não é uma época fácil, muito pelo contrário, para aqueles que são rodeados pela doença de Alzheimer. Estratégias como introduzir as decorações de Natal lentamente, manter a rotina e envolver todos no mesmo propósito são realmente úteis. No entanto, e isso é realmente importante, é possível vivenciar, e compartilhar, momentos de extrema alegria e felicidade. A mensagem é de que é possível a construção de um período natalino com seus encantos, evidentemente com particularidades, sentimentos únicos e interessantemente individualizados, nessa adversidade. Como se diz que não existe uma pessoa com Alzheimer igual a outra, não existem pessoas ou famílias vivendo esse período da mesma maneira.

Nascer, nascimento e comemoração…hoje podemos dizer com entusiasmo que recebemos presentes natalinos. Há uma conscientização maior e combate ao estigma nas demências mundialmente em curso. Além disso, temos muitas e muitas medicações em estudo para a doença de Alzheimer, com um esforço gigantesco em andamento para que tenhamos um controle da doença. O desafio é enorme e levará ainda um tempo, mas não há dúvidas de que os avanços foram evidentes! E isso é sim um presente, e não podemos ignorá-lo ou minimizá-lo! Não seria justo ou honesto! Devemos aceitar, e a ABRAz o faz.

Finalmente, a ABRAz reconhece e agradece o enorme apoio que tem recebido de familiares e cuidadores, motivo maior da existência da nossa associação, além de todos que nos enviam palavras como profissionais, amigos, colaboradores e parceiros. Esse é o nosso presente…o retorno daqueles que nos acompanham e auxiliam! Para todos vocês…um Feliz Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *