CUIDADOS COM A PESSOA COM ALZHEIMER NO VERÃO

A busca pela qualidade de vida e combate ao estigma envolve a participação de pessoas com doença de Alzheimer em bons momentos durante as férias de verão. A intergeracionalidade, o convívio com parentes e passeios [incluindo idas à praia] podem fazer parte desse processo de inclusão e gerar muitos efeitos positivos – claro, conforme a fase que o idoso esteja acometido e o momento atual de vida.

É necessário estar atento a alguns pontos importantes:
1. Cuidado com a hidratação. Nesta época do ano, o calor conduz a uma maior perda de líquido. Como o idoso tem menor capacidade de retenção de líquido e menor percentagem de água no organismo, deve-se oferecer água pura, sucos, gelatinas e água saborizada. A desidratação pode gerar queda de pressão, confusão mental e sonolência;
2. Cuidados com a pele. O idoso pode fazer caminhadas na praia, de preferência antes das 8h ou após as 16h, sempre usando protetor solar;
3. É indicado que use roupas leves, de preferência de malha ou algodão, que têm maior capacidade de absorção do suor;
4. Em momentos festivos, nos quais estejam muitas pessoas juntas, o barulho e as conversas paralelas podem gerar alguma confusão mental, irritação e inquietude. Sempre que possível, é bom falar sobre assunto de forma clara para tentar inserir o idoso nas conversas.

É importante frisar que devem ser respeitados os horários e padrões de cuidado, bem como as medicações e o sono do idoso com Alzheimer. Cada fase da doença demanda cuidados específicos e a doença pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. As orientações são gerais, mas lembre-se sempre: os cuidados são individualizados. Em caso de dúvida, procure o seu médico de confiança!

 

Dra. Carla Núbia Borges
Médica geriatra
Mestre em Ciências da Saúde;
Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer;
Professora do curso de medicina da UNICAP;
Membro da Câmara técnica de Geriatria do CREMEPE; Diretora médica do Geriatrie e Geriatria no Lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *