Dicas para ajudar a melhorar o sono das pessoas com Alzheimer

1 – Hábitos de sono e vigília

  • Procure manter um horário regular de deitar e levantar.
  • Desenvolva uma rotina relaxante e tranquila antes de deitar.
  • Limite o cochilo diurno a um ou dois curtos períodos.

2- Ambiente

  • Passe algum tempo expondo-se à luz do sol, de preferência movimentando-se.
  • Mantenha bem iluminadas as áreas internas da evitando a penumbra durante o dia
  • Mantenha áreas de dormir bem escuras durante a noite e evite assistir televisão no quarto.
  • Use marcadores de iluminação evitando a luz direta no despertar noturno.

3- Orientações dietéticas

  • Procure restringir o uso de cafeína, álcool e tabaco, especialmente à noite.
  • Estabeleça horários regulares das refeições e evite alimentos de difícil digestão à noite.
  • Um lanche leve antes de dormir evita despertares noturnos por fome. Uma dica é tomar

leite morno com mel que, juntos, ajudam a relaxar e induzem ao sono.

  • Esvazie a bexiga antes de se deitar e evite líquidos depois.

Resumindo em duas principais orientações

Luz solar e claridade durante o dia e mínima luz à noite ajudam a regularizar diversos ritmos

biológicos, inclusive o ciclo vigília/sono.

Eva Bettine é gerontóloga pela USP, mestra em filosofia modalidade saúde e educação e  doutoranda pela mesma universidade, membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer e da diretoria da Associação Brasileira de Gerontologia. Pesquisadora em ritmos biológicos no grupo de Cronobiologia da EACH/USP.

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