Dicas para o idoso com Alzheimer em isolamento social

Algumas dicas podem ser realizadas no cotidiano dos cuidados ao idoso com Alzheimer – principalmente agora, com as atividades externas restritas, em razão das medidas de isolamento social recomendadas para conter o avanço da pandemia do COVID-19, o novo coronavírus.
FASE LEVE: ​Supervisão​ nas atividades. Estabelecer uma rotina. Manter um horário para acordar e organizar o café da manhã junto com ele, arrumar a casa, preparar o almoço, etc. Deixar o período da manhã para os afazeres domésticos e, após o almoço, dar um intervalo para descanso. A tarde fazer atividades como assistir filme, ler um livro, ligar para os parentes mais próximos, etc. Deve-se lembrar que todas as atividades devem ser do interesse dele, e já fazer parte da sua rotina ou história de vida, permitindo sua maior participação.
FASE MODERADA: deve-se ​supervisionar e auxiliar ​nas atividades com prejuízo. Reforçar as dicas da fase anterior, dividindo a execução da atividade prejudicada em etapas para ajudá-lo. A simplificação será a melhor estratégia para deixá-lo mais envolvido. Por exemplo: parte das refeições (cortar uma verdura, temperar uma carne, mexer um bolo, etc.). Procure sempre observar as atividades que são mais prazerosas e repeti-las em outros dias. É preciso evitar deixá-lo sozinho nas atividades.
FASE AVANÇADA: ​fazer por ele​ nas atividades. Tentar aproveitar ao máximo o potencial das suas habilidades presentes. Caso o idoso não consiga fazer nada, faça por ele. Explique o que está acontecendo e o que ele vai fazer no momento. Deixar ele em outros ambientes da casa. Por exemplo: jardim, varanda – observando as pessoas que passam na rua, etc.
São dicas que podem tornar o dia a dia mais leve.

Antônio Rodrigues

Terapeuta ocupacional . Especialista em gerontologia titulado pela SBGG. Coordenador da Comissão de Terapia Ocupacional da ABRAz nacional.

Revisão jornalística:
Voluntária Rebecca Melo DRT (1349/SE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *