ABRAz marca presença no Simpósio Satélite da Alzheimer’s Association em Lima, Perú

A presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a geriatra Dra. Celene Pinheiro, participou do Simpósio Satélite da Alzheimer’s Association, realizado em Lima, Perú. O evento reuniu cientistas da América Latina, África e hemisfério norte para discutir avanços em pesquisas sobre demências, capacitação de profissionais e experiências de lideranças e cuidadores.

Na oportunidade, a geriatra aproveitou para compartilhar a experiência da ABRAz, uma associação que há quase 34 anos oferece suporte a cerca de 30 mil pessoas em todas as cinco regiões do Brasil, destacando o impacto positivo desse trabalho na vida de muitos pacientes e cuidadores.

Celene participou ainda de uma reunião do World Dementia Council, onde discutiu, junto com outros especialistas renomados, como neurologista Paulo Caramelli (UFMG), Diego Aguilar (representante da América Latina da ADI) e Christopher Buttler (GBHI), maneiras de fortalecer o movimento de advocacy para garantir os direitos e a segurança dos pacientes diante dos avanços científicos. Esse encontro proporcionou uma valiosa troca de experiências entre associações de países como Perú, Argentina e Equador.

Enquanto os debates prosseguiam, temas como os resultados de pesquisas conduzidas na América Latina, a formação de profissionais, iniciativas de advocacy e o impacto das demências na sociedade foram amplamente discutidos. Cada apresentação trouxe uma nova perspectiva e contribuiu para o enriquecimento do conhecimento coletivo.

O Simpósio Satélite da Alzheimer’s Association é mais do que um evento; é uma plataforma de colaboração onde especialistas em pesquisa, cuidados e saúde pública se reúnem para discutir tendências emergentes, desafios e inovações. “O evento representa uma iniciativa crucial para o fortalecimento da cooperação internacional na luta contra as doenças neurodegenerativas, e um farol de esperança para o futuro”, conclui Celene.

O evento foi organizado em parceria com o Global Brain Health Institute (GBHI) e os Atlantic Fellows for Equity in Brain Health.