O IDOSO COM ALZHEIMER E SEUS MUNDOS

A Doença de Alzheimer apresenta números crescentes em todo o mundo, e promove grande impacto na família, com várias mudanças na sua dinâmica e grandes demandas de saúde. Cuidar de uma pessoa com Doença de Alzheimer requer conhecimento de toda a família, para viabilizar a sua adaptação diante das várias e novas situações que podem surgir.

O tema “O idoso com Alzheimer e seus mundos” quer trazer uma visão ampla do cuidado, ajudando a perceber que, além das mudanças próprias da doença, existem situações que alteram o planejamento do dia a dia. Existem, por exemplo, diferenças na condução do cuidado do idoso com Alzheimer no consultório, em casa, em internamento, UTI e ILPI. Cada situação é diferente e peculiar, e é muito comum a existência de doenças crônicas que requerem tratamento continuado.

É importante entender que o controle rigoroso de todas as patologias tem influência direta na própria doença cerebral, podendo mudar a sua evolução. No Idoso frágil, os cuidados são outros e a estratégia de tratamento e metas são diferentes dos casos de idosos não frágeis. A prescrição muda. O idoso de ontem não é mais o mesmo de hoje, torna-se mais vulnerável e susceptível a internamentos, cirurgias e UTI.

Estaremos, em outras oportunidades, detalhando cada situação. A informação alivia, dá força e discernimento para agir a cada momento. Força, fé, foco e informação: é isso que ABRAz recomenda que todos tenham para que o enfrentamento da situação seja mais leve e harmonioso.

Carla Núbia Nunes Borges
Geriatra
Especialista titulada pela AMB / SBGG
Mestre em Ciências da Saúde
Professora da disciplina de Geriatria da Universidade Católica de Pernambuco.
Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer.
Membro da Câmara Técnica de Geriatria Conselho Regional de Medicina – CREMEPE