Higiene e aparência
As dificuldades de memória, de atenção e de planejamento da pessoa com Doença de Alzheimer prejudicam o gerenciamento de questões do dia a dia antes controladas com facilidade. É importante que a família auxilie na organização da rotina e que instruções e dados importantes do paciente fiquem disponíveis para quem possa acompanhar o paciente. É comum que cuidados sejam centralizados em um único cuidador, situação que, além de sobrecarregar o familiar-cuidador impede a segurança do paciente em diversos contextos.
Dicas:
Recomenda-se manter uma cópia dos seguintes documentos na casa do paciente e outras cópias em locais seguros com pessoas de confiança da família:
- Nomes e contatos de membros da família e/ou amigos para situações de emergência.
- Nomes e contatos dos profissionais que assistem o paciente, com especificação de especialidade e frequência de atendimento.
- Lista de medicamentos, com horários e dosagens prescritos.
- Lista de alimentos e medicamentos que NÃO podem ser usados pelo paciente por causarem alergia.
- Cópias autenticadas de documentos de identificação, como RG, carteira de saúde do SUS ou de convênio de saúde.
- Telefones e endereços de serviços de emergência (hospitais, polícia, ambulância e bombeiro).
Consumo de substâncias
Cigarros
O cigarro pode representar grande perigo em decorrência do contato com o fogo e as cinzas, além dos já conhecidos riscos para a saúde. Porém, é importante reforçar que pode ser muito difícil cessar o hábito de fumar, ou seja, a imposição de que o paciente largue bruscamente esse hábito pode gerar grande estresse para o paciente e os familiares. Assim, recomenda-se a redução de consumo e a tentativa de interrupção gradual do tabagismo.
Dicas:
- Tente reduzir o número de cigarros por dia, cedendo unidades com intervalos cada vez maiores. Diante de pedidos, tente distrair o paciente com assunto de grande interesse.
- Supervisione o paciente quando estiver fumando.
- Desencoraje o hábito de fumar, buscando orientação com o médico.
Bebidas
Desde que não exista proibição médica ou problemas de interação medicamentosa, o paciente com Doença de Alzheimer não está proibido de consumir bebidas alcoólicas. Sugere-se ingestão supervisionada de bebidas alcoólicas com pequenas doses como, por exemplo, um cálice de vinho tinto por dia.
Dicas:
- Converse com o médico sobre a possibilidade ou não de ingestão de álcool.
- Caso o médico autorize a ingestão de álcool, controle rigorosamente a quantidade.