Um mês especial para ser lembrado e celebrado. O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde. Tem como objetivo chamar a atenção para a saúde global, desde prevenção até tratamento mais complexo.
Saúde não é só ausência de doença, mas sim um bem estar físico, social, mental em um estado de equilíbrio dinâmico entre a pessoa e o ambiente.
Estamos vivenciando o avanço na medicina em todos os sentidos e a credibilidade na ciência que nos traz respostas e ações afetivas. Uma grande união entre medicina e tecnologia.
A decisão de autocuidado é individualizada, mas os comportamentos e atitudes coletivas tem papel fundamental nesse cuidado amplo.
Entender que para ter saúde é preciso atitude de prevenção, hábitos, percepção precoce e adesão.
Precisamos lembrar de todos esses aspectos para não esquecer de cuidar de nenhum dos pilares que sustentam, porque tudo é importante: saúde física, social, funcional e mental que nos confere a busca constante para autonomia e independência.
Leia mais:
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol)
Por Carla Núbia Borges
Geriatra
Diretora cientifica ABRAz nacional