Afasia Progressiva Primária

A Afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa, podendo envolver a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita. Geralmente é causada por uma lesão neurológica oriunda de um evento súbito, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou um traumatismo cranioencefálico (TCE).
No entanto, existe outro tipo de afasia chamada de Afasia Progressiva Primária (APP), que é uma condição neurológica degenerativa e progressiva, ou seja, não ocorre após um evento neurológico, e sim, inicia e progride com o passar do tempo e é considerada um quadro demencial. A APP afeta principalmente as regiões frontais e temporais do cérebro, em especial no hemisfério esquerdo, que são as regiões responsáveis pela linguagem.
A Doença de Alzheimer (DA) também é uma condição neurodegenerativa, que causa demência, e geralmente leva a prejuízos de memória, além de alterações no comportamento e orientação temporal e espacial.
Outra diferença importante entre as doenças é o início dos sintomas, sendo que a APP tem início mais precoce, em comparação com a DA. Com o passar dos anos e a progressão da demência, a tendência é que as doenças se assemelhem quanto aos sintomas e quadro neurológico, tornando mais difícil o diagnóstico diferencial.
E por que o Bruce Willis foi diagnosticado com afasia e não com Alzheimer?
Provavelmente porque ele apresentou sintomas linguísticos, como dificuldade em decorar textos, dificuldades em lembrar ou produzir as palavras… e essas características são específicas da linguagem. Além disso, é provável que os exames de imagem indiquem que a principal região de degeneração seja a região fronto-temporal do cérebro.
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)

Por Talita Gallas Dos Reis
Fonoaudióloga
Mestre em Ciências da Reabilitação – UFCSPA