Dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

A Associação Brasileira de Alzheimer trabalha em favor do público idoso, especialmente os diagnosticados com Alzheimer e outros tipos demência, impedidos, por sua condição de adoecimento, de reclamar seus direitos e exercer a cidadania. O dia 15 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como o dia mundial de conscientização em relação à violência contra a pessoa idosa.
A ONU também estabeleceu a década de 2021-2030 como década do envelhecimento saudável. Nesse dia, a ABRAz ressalta que, mais do que vida longa, é preciso buscar que se viva com qualidade, sem violência e sem preconceito, tanto em razão do estigma da doença como em razão da idade. Nesse dia, que todas e todos tenhamos consciência de que a violência não é apenas física, é também psicológica, financeira, sexual, por meio do abandono e da negligência.
A ABRAz lembra a importância de denunciar, seja através do disque 100, seja através da autoridade policial, dando vez e voz as pessoas idosas e para a mudança da forma como as pessoas pensam, sentem e agem em relação ao envelhecimento.