Fonaudiologia em cuidados paliativos para as pessoas com demência e as que delas cuidam

Fonoaudiologia em Cuidados Paliativos para as pessoas com demência e as que delas cuidam
“Cuidados Paliativos?! Não queremos, obrigado! Precisamos de soluções para que nosso ente querido volte a ser como era antes”. “Se ela não pode voltar a engolir, falar e entender como antes, como é possível a ajudá-lo?” Esses questionamentos muitas vezes estão presentes quando pensamos no papel da Fonoaudiologia nos cuidados de pessoas que enfrentam doenças incuráveis e neurodegenerativas.
Dia dia 09 de outubro de 2021 foi comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, com o tema “Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos”. Equidade é a garantia de que cada pessoa tenha suas necessidades supridas por uma equipe de cuidados em saúde que proporciona o alívio do sofrimento e garantia do conforto físico, emocional, social e espiritual diante de doenças que ameaçam a vida, como a demência.
As estratégias para esse cuidado incluem otimizar a interação da pessoa com demência com as pessoas ao seu redor, incluindo cuidadores, família e equipe, melhorando a comunicação, na qual a Fonoaudiologia contribui desde o diagnóstico até o final da vida. O mesmo acontece diante da dificuldade para engolir, em que a atuação fonoaudiológica irá considerar a proporção entre ações de reabilitação, adaptação e de conforto, viabilizando estratégias para que a alimentação seja um momento prazeroso e seguro, respeitando a história de vida e valores da pessoa com demência e sua família.
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)

Por Francelise Pivetta Roque
Fonoaudióloga e Doutora pela UNIFESP.
Danielle Brito-Rodrigues
Fonoaudióloga, Doutoranda em Saúde, Interd. e Reab. Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP).
Alessandra Rischiteli Bragança Silva
Fonoaudióloga e Nutricionista