Grupos de suporte informativo aos cuidadores de idosos com doença Alzheimer: dicas de como e onde encontrá-los.

Os grupos de suporte a cuidadores fazem parte das estratégias de ações psicoedutivas. Estas são utilizadas para disseminar o tratamento, o processo e o comportamento esperado em cada estágio da doença diagnosticada.
O suporte informativo é voltado para grupos de cuidadores, têm entre seis e doze sessões, encontros semanais e duração de até duas horas. Existe, entretanto, a possibilidade da psicoeducação individual. O importante é que as práticas em grupo e/ou individual tenham os seguintes objetivos: a) fornecer informações sobre a DA; b) ensinar as ferramentas necessárias para a gestão do cuidado; c) frisar o autocuidado para a saúde física e mental do cuidador; d) criar estratégias para lidar com a sobrecarga e o desgaste de quem cuida.
Deste modo, cuidadores formais e informais, ao obterem esse suporte, tornam-se mais preparados e têm a possibilidade de desenvolverem novas habilidades que favoreçam a qualidade da própria vida e de quem é cuidado. E para você obter mais, deixaremos duas dicas valiosas: 1) Não se culpe: cuidar de alguém com diagnóstico de demência pode ser uma tarefa desafiadora, assim serviços de apoio educativo, psicológico e social podem contribuir na sua saúde física e mental; 2) Acesse o site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz): procure participar dos grupos de apoio em sua cidade e conheça o programa mensal de encontros conduzidos virtualmente pela ABRAz Nacional: https://abraz.org.br/

Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol)
Por Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva, Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)