MÊS MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER: COVID 19 X ALZHEIMER

No mês mundial de conscientização sobre o Alzheimer, a ABRAz e ADI convocam todos a conhecerem os sinais de alerta da doença de Alzheimer. Paola Barbarino, da ADI, destaca que “Conhecer os sinais e sintomas de alerta da demência permite que as pessoas busquem mais informações, conselhos e suporte, levando a um diagnóstico. Conhecer esses sinais é ainda mais importante agora do que nunca.”
Estudos mostram que o impacto neurológico do COVID-19 no cérebro pode aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver demência, assim como desenvolver alterações cerebrais relacionadas à demência.
A curto prazo, as taxas de demência podem diminuir como resultado do alto número de mortes de pessoas com demência devido ao COVID-19, estima-se que 25 a 45% de todas as mortes por COVID-19 foram de pessoas com demência. No entanto, a longo prazo, o número de pessoas com demência pode aumentar de modo significativo devido ao impacto neurológico do COVID-19.
É importante que as pessoas estejam cientes da possível relação entre a síndrome pós-COVID e a demência, para que saibam se auto monitorar em busca de sintomas e detectá-los de imediato, diz Barbarino. Precisamos conhecer os sinais de alerta da doença de Alzheimer. Siga nossas redes sociais! Participe! Divulgue!
Conhecimento é poder!
Saiba mais em nosso site abraz.org.br e acompanhe as nossas redes sociais.
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)