SAÚDE MENTAL, o que se define

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar e não apenas a ausência de doença”, e nesse contexto, a saúde mental é imprescindível, associada a saúde física e social buscando sempre um equilíbrio.
A saúde, na etimologia, procede do latim sanitas, referindo-se à integridade anátomo-funcional dos organismos vivos (sanidade).
A Saúde mental refere-se à condição na qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade (OMS).
No cotidiano nos deparamos com diversas situações profissionais, pessoais, familiares que nos põe em condições de intenso estresse e assim surgem dúvidas e descontrole emocional que podem gerar doenças. O combate à depressão é muito importante por ser uma doença de alta prevalência e gera consequências de forma global.
A pseudodemência depressiva (PDD) é uma condição clínica onde sintomas depressivos são acompanhados por comprometimento cognitivo e funcional característicos da demência, incluindo alteração de memória. O reconhecimento precoce de sinais e sintomas depressivos e seu tratamento eficaz reduz impacto negativo.
Várias doenças compõem o arsenal de alterações mentais, com diagnósticos e tratamentos específicos, necessidade de tratamento medicamentoso, acompanhamento psicoterápico, equipe multidisciplinar e sempre entendimento da situação e apoio da família.
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)

Por Carla Núbia Borges
Geriatra
Diretora científica nacional da ABRAz