Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer

21de Setembro – Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A Associação Brasileira de Alzheimer preparou a edição Setembro 2018 para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Mundial da Doença de Alzheimer – 21 de setembro, com uma programação destinada a sensibilizar e conscientizar a população, entidades públicas e privadas de saúde, assim como profissionais das mais diversas áreas.

 

Setembro de 2018 marca a campanha do Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA), uma campanha internacional para aumentar a conscientização sobre a demência e enfrentar o estigma ainda associado a essa condição. O mês de Setembro é um tempo para ação, um movimento mundial conjunto para propor mudanças, mas também um tempo para refletir sobre o impacto da demência, uma doença que irá afetar mais e mais pessoas à medida que os anos passam.

O objetivo primário do MMDA é alcançar o máximo de pessoas possíveis, mostrando o impacto global da demência e promovendo a conscientização sobre essa condição, bem como o que nós podemos fazer para ajudar aqueles que vivem com essa doença.

 

ALZHEIMER: EU NÃO ESQUEÇO!

Diagnóstico precoce significa que eu posso viver bem por mais tempo.

 

O tema da campanha do MMDA é ALZHEIMER: EU NÃO ESQUEÇO! Nós encorajamos as pessoas a compreenderem a importância de se reconhecer a demência como uma doença e mudar o estigma que ainda está associado a essa condição. Destacando a detecção e o diagnóstico precoces da demência, nós encorajamos todos a reconhecerem os sinais e sintomas iniciais da demência, para procurar os suportes disponíveis e aumentar a conscientização da necessidade de cuidado adicional para aqueles afetados pela doença e os que vivem com demência.

A ABRAz e as associações de Alzheimer em todo o mundo estão direcionando suas campanhas na defesa e na conscientização da sociedade, com o mês de Setembro dedicado a atividades incluindo a divulgação de informações, Caminhadas da Memória, eventos de arrecadação de fundos e aparições na mídia.

Demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção. A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demências, responsáveis por mais de 90% dos casos de demência. Os sintomas podem incluir: Perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor.

A demência desconhece limites sociais, econômicos e geográficos. Embora cada pessoa tenha uma experiência única com a demência, todos aqueles afetados estarão impossibilitados de cuidar de si e precisarão de ajuda em todos os aspectos da vida diária. No momento, não há cura para os muitos tipos de demências, mas é importante saber que tratamentos, orientações e suporte estão disponíveis.

A Demência é hoje amplamente reconhecida como uma das mais significativas crises de saúde do século 21.

Lamentavelmente, a ausência de uma política pública de demência torna os governos despreparados para a epidemia de demência e há uma necessidade urgente de ação colaborativa e global para combater o impacto da demência.

Em maio de 2017, foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um Plano Global de Demência, com metas a serem alcançadas até 2025, para o progresso em sete áreas: conscientização da demência, redução de risco, diagnóstico, cuidados, tratamento, suporte para parceiros de cuidados e pesquisas.

Nesse sentido, a Alzheimer’sDiseaseInternational (ADI), entidade internacional que congrega todas as associações de Alzheimer do mundo, está exortando os governos de todos os países a agirem agora para atingir os objetivos do Plano através da introdução de Planos Nacionais de Demência em todos os países.