Diga Não à Violência! Por um Brasil mais inclusivo para as pessoas idosas.

A violência contra a pessoa idosa é habitualmente entendida como agressão física, porém tão preocupante quanto esta são as outras formas de violência, especialmente a psicológica. A ABRAz vem realizando um trabalho de erradicação do estigma relacionado às demências visando extinguir todas as formas de violência contra a pessoa com demência, pois acreditamos que informação e conhecimento promovem a conscientização de familiares e da sociedade reduzindo esses eventos.
Consciente de que a luta deve ser de toda a sociedade civil e dos poderes constituídos, a ABRAz tem atuado nas politicas publicas de saúde e da pessoa idosa. Destaca-se que com o advento da pandemia, houve um expressivo aumento na realização de transações eletrônicas bancárias e compras de bens e serviços via plataformas eletrônicas, com consequente crescimento da violência financeira e psicológica visto que as pessoas idosas não dominam o uso das modernas tecnologias eletrônicas, como os mais jovens.
Neste 15 de junho de 2023, vimos demandar por políticas públicas e atuação da sociedade civil em prol de um Brasil mais inclusivo para os mais idosos de modo que esse público possa exercer sua autonomia, incluindo a financeira, de maneira segura, informada e livre de violência seja de familiares, amigos e terceiros.
Desde 2021, o Estatuto da Pessoa Idosa determina expressamente a proibição do assédio ao consumidor idoso em relação ao crédito, bem como a obrigação dos fornecedores em informar e esclarecer adequadamente a pessoa idosa, sobre a natureza e modalidade do crédito, custos, e as consequências gerais e específicas do não pagamento. Que as pessoas idosas possam contar com uma rede de apoio e ações pensadas tanto em prevenção como em solução dessas questões, inclusive quando necessário ir ao Judiciário. Que tenhamos instituições aptas a melhor atender e resolver esses conflitos, e que o Brasil seja um país inclusivo e acolhedor para todas as pessoas idosas.

#abrazalzheimer
#violencianao