Estratégia de Cuidado na Demência de Alzheimer

Saúde Mental o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Os princípios básicos para tanto são: lidar com as emoções, ter alguém de confiança para compartilhar os momentos difíceis, ter um bom sono que para uma boa homeostase, boa alimentação e atividade física.
Na abordagem das Práticas Complementares a Saúde trabalhamos com a integralidade do Ser. É regra efetuamos anamnese detalhada da biografia da pessoa e ambiente que vive, para ajustar a indicação terapêutica como acontece com a Terapia Floral tratando as emoções, o padrão de pensamento, personalidade e, outras como Aromaterapia, Homeopatia, Massagens, Yoga como indicação para alcançar o bem-estar dentro do elenco das práticas integrativas.
Através da escuta proporcionamos o compartilhamento de emoções e pensamentos, além de fazer a indicação terapêutica adequada ao caso, com objetivo de trazer: relaxamento, bom sono, equilíbrio da mente, das emoções assim melhorando a convivência e o enfrentamento das adversidades.
Na Saúde Mental é muito importante e nem sempre valorizada, mente desequilibrada tem como consequência corpo doente. Usualmente cuidamos quando problema surge em nossas vidas.
Destaques na Saúde Mental:
Ansiedade é um sintoma de que algo não vai bem e tem causas multifatoriais, uma das causas é o medo de enfrentar desafios, medo da doença, medo de perder ente querido e outras faces do medo e insegurança…
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)

Por Prof.ª Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Integrativa, Coordenadora das Práticas da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz