Farmacêutico – além da medicação

Hoje, recebi um convite bastante desafiador e ao mesmo tempo muito estimulante; colocar em algumas palavras à atuação do farmacêutico. Pensei, então, como descrever os desafios que nos são apresentados diariamente?
Quando nos reportamos à atividade farmacêutica, temos que refletir que não se trata apenas de estarmos dispensando um medicamento e sim que este ato tem por finalidade proporcionar o bem-estar de um paciente. Paciente este que precisa ser percebido de uma forma não fragmentada, e sim como um todo, que está inserido em um contexto que o complementa.
Neste processo, cabe ao farmacêutico informar, orientar, esclarecer, observar e acompanhar em sua trajetória terapêutica essas pessoas. Isto demandará deste profissional conhecimento, paciência, dedicação e perseverança, refletindo o seu amor ao que faz; seja ao cuidar de um paciente com um quadro agudo de um resfriado ou enxaqueca, seja ao cuidar de um paciente com quadro crônico de patologias como Alzheimer, Parkinson ou DPOC, os quais são poli medicados e farão uso destes medicamentos indefinidamente.
Muito mais poderia ser dito em relação ao que farmacêutico tem a oferecer como profissional, mas não há tempo hábil. Assim, para finalizar, gostaria de citar o farmacêutico e poeta Carlos Drummond de Andrade quando se refere a esses profissionais:
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol

)

Por Cláudia Maria Lavra Jacques
Farmacêutica graduada na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Pós-Graduada em Farmácia Clínica
Gerente na Gerência das Políticas de Assistência Farmacêutica da Diretoria Geral de
Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco