Importante correlação do zumbido com as demências

Você tem zumbido ou conhece alguém que tem?

E o que é o zumbido? É um som percebido nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte sonora externa gerando esse som. Pode ser um som similar a um chiado, cachoeira, apito, rádio. Existem muitos tipos de zumbido assim como existem muitas possíveis causas. Trata-se de um sintoma geralmente de causas multifatoriais como cardiovasculares e metabólicos, mas em 90% dos casos, está relacionada a perdas auditivas e aos danos das células sensoriais da audição da cóclea. O ZUMBIDO pode comprometer o sono, a concentração, o equilíbrio emocional as relações intersociais e a comunicação.

E por que é importante e qual a correlação com a Demência de Alzheimer? Como processo fisiológico do envelhecimento é prevalente a ocorrência da perda auditiva progressiva, podendo está associada ao Zumbido, portanto quando pensando em envelhecimento não podemos ficar desatentos a tríade ZUMBIDO, PERDA AUDITIVA e DEGENERAÇÂO DOS NEURÔNIOS. Já que, sabemos através de vários estudos científicos, que a perda auditiva aumenta o risco de um indivíduo desenvolver demência, assim como de ter um rápido avanço neurodegenerativo.

É importante procurar o médico otorrinolaringologista para entender qual possível causa e tratamentos. Para um melhor desfecho terapêutico é necessário uma história clínica bem construída, avaliação clínica e exames complementares. Como forma de prevenção é recomendado diminuir a exposição ao ruído excessivo e o controle dos fatores de risco e de problemas cardiovasculares. É necessário o acompanhamento multiprofissional.  

________   

Ana Karina Gurgel

Fonoaudióloga, especialista em gerontologia SBGG

Coord. da comissão de fonoaudiologia ABRAz nacional